FURAÇÃO A LASER

Furação passante e cega

Alta flexibilidade e alta velocidade são os grandes trunfos da tecnologia laser em aplicações de furação, seja para furos cegos ou passantes. Assim como para corte, há dois diferentes processos para micro-furação: furação por fusão com lasers pulsados e suporte de gás externo e furação por vaporização induzida com lasers de estado sólido chaveado (q-switch).

Escolhendo o comprimento de onda apropriado e densidade de potência do feixe de laser, praticamente todos os tipos de materiais sólidos (metais, semicondutores plásticos, cerâmicas, diamantes) podem ser furados a laser..

Diferentes técnicas para furação a laser

Furação pulsada de furos cegos com profundidade de poucos microns é utilizada para mudar a rugosidade de superfícies para processos de colagem e revestimento.

Para furos passantes em peças pequenas e finas, pode ser usado o processo de pulso único. Para materiais com maiores espessuras, furação por percussão é a primeira opção e com a qual a profundidade necessária pode ser conseguida pela aplicação de vários pulsos de laser. Para diâmetros maiores, podem ser utilizados métodos de furação por trepanação (um método combinado de furação e corte) ou por passos múltiplos.

Para esta aplicação recomendamos fontes de laser StarFemto FX, FLS-Serie, OEM iX Lasers, SR Series 

Furação a laser de furos de precisão

A furação a laser de furos de precisão é muito utilizada em bicos de injeção na indústria automobilística e agulhas na indústria de instrumentos médicos.

Para esta aplicação recomendamos: StarFemto, StarFemto FX

Furação a laser de “Wafers” de silicone

A furação a laser de “wafers” de silicone praticamente não produz microfissuras ou derretimento de cantos que poderiam enfraquecer as células durante o processo produtivo. Células solares com contato traseiro aumentam a superfície solar-ativa e a eficiência da célula. Tecnologias mais modernas utilizam a trepanação de algumas dúzias de furos com diâmetros de até 500 µm (tecnologia MWT ) ou furação por percussão de muitos milhares de furos com diâmetros de até 65 µm (tecnologia EWT ) em cada célula. Durante este passo crítico do processo, taxas de transferência de 4,000 furos/seg com a tecnologia EWT e até 100 furos/seg com o método MWT podem ser alcançadas.
Para esta aplicação recomendamos:
StarFemto FX, FLS Series

Furação a laser de borracha

Furação de bicos de mamadeiras – furos diâmetro 1mm.

Para esta aplicação recomendamos: SR Series, OEM iX Lasers